CUIDADOS E CONSERVAÇÃO

O cloro e outros produtos químicos em água podem danificar (corroer) significativamente pérolas, coral, turquesa e até ouro e prata. Em uma piscina, o cloro pode dissolver o ouro o suficiente para soltar ou destruir as pequenas garras que prendem as gemas nos seus lugares; e também pode tirar o brilho da prata ou provocar no ouro uma mudança de cor para verde ou negra. As demais gemas orgânicas e as que foram tingidas, impregnadas, coladas ou revestidas também devem ser mantidas à distância das piscinas e do mar.

A maioria dos materiais gemológicos é, razoavelmente, durável e pode ser limpa com segurança. Há porem um pequeno grupo de gemas que requer cuidados especiais. As principais são: turquesa, opala, esmeralda, pérola, coral, âmbar. Consulte seu joalheiro ao menos uma vez no ano.

É necessário ter todo cuidado na limpeza e no manuseio de gemas e jóias. Elas devem ser tratadas com extremo cuidado. Devem ser limpas utilizando-se métodos que permitem um máximo de delicadeza, principalmente se você não sabe exatamente com qual gema está lidando.

Av. Nossa Senhora Da Penha, 570 - loja 28, Centro da Praia Shopping - Praia do Canto/Vitória, ES

 

(27) 3225-7805